quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Gêmeos


São chamados gêmeos os indivíduos oriundos da mesma gestação, e conseqüentemente nascidos no mesmo parto. Porém, a formação dos gêmeos pode ocorrer de duas maneiras diferentes:

Existem os gêmeos multivitelinos (multi – muitos; vitelo – óvulo) que ocorrem quando a mulher libera mais de um óvulo e ambos são fecundados. Nesse caso, temos gêmeos não-idênticos, já que cada óvulo (e cada espermatozóide) carrega informação genética diferente, de modo que irão originar indivíduos com características distintas.

Além disso, existem os gêmeos univitelinos (uni – um; vitelo – óvulo). Nesse caso, um único óvulo é fecundado por um único espermatozóide, e o zigoto sofre uma clivagem, se dividindo em duas partes iguais, cada qual originará um individuo. Os gêmeos nascem com seqüências de DNA idênticas, mas as influências que sofrem ao longo da vida fazem que esses genomas sejam expressos de formas diferentes em cada um. É por isso que podemos notar algumas pequenas diferenças entre eles, mesmo que o material genético seja o mesmo.

Saiba mais sobre as diferenças entre gêmeos idênticos em http://www.redepsi.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=1556