sábado, 24 de outubro de 2009

Divisão Celular

Em aulas (e resumos) passados, vimos como ocorre a duplicação do DNA, e os mecanismos utilizados nesse processo. Agora o desafio é entendermos como ocorre duplicação celular. A duplicação celular é mais conhecida como DIVISÃO CELULAR. Alguns dizem que esse é o momento em que a divisão aumenta a quantidade ao invés de diminuir. Nela uma célula se divide dando origem a duas células-filhas.


Como vimos, as células contém o material genético. Na hora da divisão celular esse material precisa ser passado corretamente para as duas células-filhas. O processo de divisão celular dá origem a duas células-filhas com o mesmo número de pares de cromossomos da célula mãe é chamado de MITOSE.

Mas afinal de contas, para que uma célula precisa se dividir?

Essa é uma pergunta com muitas respostas, tudo depende do momento e do tipo de organismo do qual estamos falando.
A reprodução assexuada, por exemplo, é feita por mitose. Nos organismos unicelulares como as bactérias, a mitose é essencial para o crescimento e manutenção das colônias. A proliferação dos organismos unicelulares se deve em grande parte dos casos a Mitose. Vejam o vídeo abaixo onde três bactérias dão origem a uma colônia. Lembrem-se que o vídeo está em velocidade mais acelerada.



Nos organismos pluricelulares, a mitose é fundamental para o crescimento, manutenção e regeneração de seus tecidos. Nesses organismos o crescimento é feito através de divisões celulares, que fazem com que a biomassa aumente. Lembramos assim, que todo organismo pluricelular, foi antes uma única célula contendo todo o material genético daquele ser: O zigoto. Após intensas divisões celulares o organismo chega ao seu tamanho final e a partir daí produz células ou para a manutenção ou regeneração de tecidos.

Alguns desses tecidos possuem células com capacidade de divisão por mitose para a reposição das que morrem evitando a perda celular. Esse processo pode acontecer com a morte natural das células do tecido, havendo assim a manutenção da quantidade celular, ou quando por algum motivo há uma grande perda de células, que faz com que elas também se dividam e tentem recompor o tecido.

Quando o organismo se reproduz sexuadamente, há a fusão do material genético de duas células (gametas feminino e masculino). Lembrando disso, como ficaria, por exemplo, a fusão das células de um ser humano? Se elas possuíssem a mesma quantidade de pares cromossomos de uma célula normal, a cada geração a quantidade de pares de cromossomos duplicaria! Vejam o esquema:

Impossível não é?! Então, o que precisa acontecer para que o Zigoto tenha exatamente a mesma quantidade de pares de cromossomo que os seus ancestrais?

Os Gametas possuem a metade da quantidade de cromossomos que o zigoto irá ter ao final da fusão. Ou seja, se as células daquele organismo possuem 23 pares de cromossomo (46 cromossomos), o gameta possuirá 23 cromossomos, sendo um de cada par. Agora veja a tabela abaixo:

A divisão que ocorre para que os gametas tenham a metade do número de cromossomos da célula que o originou chama-se MEIOSE.

Na meiose a célula se divide, dividindo também o seu material genético, dando origem, assim a duas células com metade do número original de cromossomos.

Agora que você já leu um pouco mais sobre o assunto, que tal tirar suas dúvidas? Comente aqui ou no Orkut do Blog, responderemos o mais rápido possível!

0 comentários: